Sobre Nós

Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense

Em março de 1975, um grupo de beselguenses decidiu criar a Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense. Passaram-se 45 anos. Durante anos, a Associação de então, desenvolveu as suas atividades.

 

Nesse longínquo período pós 25 de Abril, a Associação Beselguense tornou-se pioneira por incrementar um conjunto de atividades, dinamizando não só as gentes locais, como tornando-se um exemplo para a região pelo dinamismo demonstrado. Depois de um período de interregno, a Associação Beselguense é reativada em 2002, e lança-se em novos desafios e novas atividades.

Inicia-se um novo período, durante o qual inúmeras atividades se concretizam, a maioria delas pioneiras. Realização de fins-de-semana radicais no verão, saraus culturais, festas de natal envolvendo as crianças da aldeia e respetivas famílias, realização de jogos tradicionais, criação do posto internet, participações nos desfiles etnográficos de S. Pedro e a concretização de 3 cursos de Educação e Formação de Adultos. São 10 anos a concretizar as nossas viagens por horizontes desconhecidos (Espanha, França, Itália, Israel, Marrocos, Egito, Polónia…).

Mas as atividades não acabam. São 18 anos consecutivos a realizar provas de BTT (32 eventos), sendo a Maratona de BTT da Beselga uma das mais carismáticas do país que trazem à nossa aldeia milhares de participantes oriundos de todo o país e da vizinha Espanha.

São também 15 anos a realizar caminhadas (50 caminhadas realizadas), dando a conhecer os trilhos e a história da nossa região. Bafejados pela sorte no que toca à Natureza envolvente lançamo-nos também numa das modalidades com mais acensão nos últimos anos em Portugal: o trail running. A crescer desde a primeira edição e com cerca de 600 participantes na edição do ano passado fica a dúvida de quantos seriamos este ano (2020) na V edição.

 

Mas mais, muito mais, a Associação Beselguense irá realizar para o futuro, pois, apesar de estarmos situados no interior, nada nos impede de continuarmos a ser pioneiros nas atividades que realizamos.

0 m
Do Centro da aldeia
0 Héctares
De Espaço para Atividades
+ 0
viagens internacionais
0
anos de história
Siga-nos