Caminhada na Rota da Ribeira da Dama e Covelo
Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense
Data do Evento
18 de junho de 2017
Local
Beselga – Penedono
Depois do sucesso das duas edições anteriores, a Associação Beselguense organiza, no próximo dia 18 junho, a Caminhada Na Rota da Dama e Covelo.
Com início na freguesia de Beselga, este percurso atravessa algumas das mais emblemáticas paisagens da Região, terminando no Hotel Convento N. Sra. do Carmo em Freixinho (Sernancelhe) onde será servido o almoço. Sensivelmente a meio do percurso haverá uma Zona de Abastecimento onde os participantes poderão repor as suas energias.
Esta caminhada será uma simbiose perfeita aproveitando o melhor de cada trajeto realizado nas anteriores edições. Desta feita, acompanha inicialmente o percurso da Ribeira da Dama para depois seguir o da Ribeira do Covelo. Estas duas ribeiras unem-se a poucas centenas de metros antes da foz no Rio Távora.
Programa
Domingo 18 de junho
– 8h.00- Abertura do Secretariado
– 8h:20 – Informações e esclarecimentos aos participantes
– 08h:30 – Partida (impreterivelmente)
– 12h:00 – Chegada prevista
– 12h:30 – Almoço Convívio
Percursos
- Percurso linear de Beselga - Freixinho (+ 15 kms)
Apoios
- Câmara Municipal de Penedono
- Hotel Convento N. Sra. do Carmo (Freixinho- Sernancelhe)
Inscrições
– Inscrição é gratuita mas obrigatória e de preferência até dia 16 de junho (sexta-feira).
– Almoço Buffet com bebidas da refeição e cafés incluídos ( opcional) no Hotel Convento N. Sra. do Carmo em Freixinho – Preço 12€.
Info Inscrições
A Caminhada tem início às 08:30 horas, junto à Sede da Associação Beselguense , sendo o transporte para o regresso feito de autocarro no final do almoço.
As inscrições são limitadas (120 participantes) e deverão ser feitas online em http://www.associacaobeselguense.pt ou na sede da Associação Beselguense até ao dia 16 de junho.
Pode obter mais informações, através do n.º de telemóvel 9666663452 ou do correio eletrónico geral@associacaobeselguense.pt .
Caminhe pela Sua Saúde!
Nota: – Quem não pretender almoçar terá que regressar à Beselga por meios próprios(o transporte só será feito depois do almoço).
- As inscrições decorrerão até dia 2 de novembro de 2020, estando limitadas a 650 participantes (serão atribuídos os frontais mediante a recepção do comprovativo de pagamento). Quem tiver a inscrição regularizada nesta data terá direito a frontal personalizado com o nome.
O preenchimento do Formulário que a seguir se apresenta é da exclusiva responsabilidade do participante.
Alertamos que em caso de preenchimento incompleto ou incorreto poderá comprometer-se o normal desenrolar da prova, nomeadamente no que diz respeito ao Seguro de Acidentes Pessoais.
Por favor, confira os seus dados antes de submeter a sua inscrição!
ALTIMETRIASCAMINHADAAltura Máxima –756,14mts
Altura Mínima- 556,74mts
Desnível Acumulado: 280,22mts
Distância aproximada – 15kms
Dificuldade Técnica – Baixa
Dificuldade- 1 (1-4)
No passado dia 18 de junho realizámos a Caminhada na Rota da Ribeira da Dama e Covelo que uniu a Beselga a Freixinho. Como diz o velho ditado: “não há duas sem três”! De facto, foi a terceira vez que fomos a Freixinho com a particularidade dos percursos serem sempre diferentes, sendo que este último foi considerado pelos participantes como o mais completo, resultando de três anos de “maturação”.
Saídos da sede da Associação às 8h45min (um pouco mais cedo que o habitual para “fugir” ao calor), passámos pelo centro da aldeia, Ponte Roman(ic)a e rumámos ao Seixo, não antes de termos mais duas belas passagens pela Ribeira da Dama. Com um caudal reduzido (contrastando com anos anteriores que era muito volumoso) as pontes construídas no ano transato pareciam que não tinham a justificação da sua existência, adivinhando-se um ano de seca. Contudo, acabaram por facilitar a passagem e dar mais um pouco de charme aos locais. Depois de umas fotos nos moinhos e contornado o Seixo, seguimos em direção à Cardia. Centenas de metros depois foi a altura da quarta passagem num açude nunca antes transposto e foi tempo de nos despedirmos temporariamente da Dama para seguirmos agora em direção à Ribeira do Covelo.
Começava a descida acentuada, sempre em direção à Cardia, acompanhando o percurso da ribeira. Percorridos cerca de 8,5kms e à sombra de um majestoso pinhal estava a Zona de Abastecimento que permitiu uma pausa para a ingestão de líquidos muito importantes para combater a desidratação nos dias de muito calor.
Revigorados pela comida, bebida e pela frescura da sombra partimos para os restantes quilómetros muito animados pois o melhor ainda estava para vir. Passámos pelos campos agrícolas devidamente cultivados (já não acontece em todo o lado) nas imediações de Ferreirim. Sem nos apercebermos já estávamos onde as duas ribeiras (unidas a algumas centenas de metros atrás) encontravam a sua foz no rio Távora. Estas ribeiras “morrem” numa zona muito bonita, rica em fauna e flora. Apetecia ficar por ali à sombra a fazer um piquenique mas na impossibilidade tiraram-se muitas fotos para mais tarde recordar. Continuamos maravilhados junto ao rio, passando por baixo da ponte pedonal. Ainda houve tempo para alguns participantes mais afoitos darem uns valentes mergulhos para se refrescarem.
Aproximávamo-nos do fim da caminhada, pela frente a subida mais ingreme do percurso em calçada em direção a Freixinho, passando por um observatório de aves. Alcançado o topo já se avistava Freixinho onde se destaca a cúpula do Convento. Caminhando mais uns metros chegamos finalmente ao nosso destino: o Hotel Convento N. Sra. do Carmo em Freixinho onde foi servido um excelente repasto num local cheio de charme. Desta vez ficamos todos juntos nos claustros do convento o que permitiu conviver com mais intensidade. De facto, o serviço que já era muito bom, desta vez superou as nossas melhores espectativas, facto pelo qual agradecemos profundamente. Consultadas as opiniões dos participantes foi unânime o regresso no próximo ano para mais uma caminhada.
Como nota final, aqui fica o agradecimento especial à Câmara Municipal de Penedono pela cedência do autocarro para o nosso transporte e um agradecimento a todos os que se deslocaram até à nossa terra e nos honraram com a sua presença.
Bem hajam!
A próxima atividade será a VIII Caminhada Noturna no dia 12 de agosto de 2017. Este ano teremos muitas novidades sobretudo no ceote-convívio pois para além do habitual porco no espeto, haverá também entradas, caldo verde e variadíssimas bebidas. Carreguem as baterias e venham caminhar connosco!
Mais Atividades
XIX Maratona de BTT
- baixa/média/alta
- 2-4h
- 1000
XIII Caminhada Noturna
- baixa - média
- 3h
- 200
IX Caminhada de Beselga a Freixinho
- baixa - média
- 2-3h
- 150
Viagem à Albânia Bósnia Montenegro
- 8 dias
- 50